Sunday, January 09, 2011

Sobre os 29


Há algum tempo, acreditava que quando chegasse aos 29 anos, já seria uma mulher completa. Acreditava que já teria um bom emprego, uma carreira promissora, que já não seria mais um peso para os meus pais, seria uma a menos dentro de casa... achava que com 29 anos tudo estaria resolvido como um passe de mágicas. O dinheiro para todas as viagens que eu quisesse fazer, não seria o maior dos meus problemas. Não que eu "nadaria no dinheiro", mas conseguiria viajar ao menos uma vez ao ano para lugares exóticos e desconhecidos. Teria um homem ao meu lado com quem seria ainda mais feliz em compartilhar as minhas diversas faces. E, quem sabe, com quem planejaria um dia ficar grávida e ter filhos. Teria uma família, uma casa para chamar de minhas e não mais depender da casa dos meus pais.

Os vinteenoveanos chegaram e, ao invés de eu ser uma “mulher completa”, me sinto apenas mais uma perdida no meio da multidão de pessoas. Como se andasse no escuro sem qualquer proteção. Um longo caminhar por uma estrada infinita, onde eu sou a única pessoa por perto.

Perambulo nos meus pensamentos e não tenho mais planos. Não vejo mais as coisas com aquele baita otimismo. Sei que a maioria delas continuará igualzinha, sem nada alterar, apesar do ano novo ter chegado. Não adianta mais criar falsas ilusões, pois ano vem, ano vai e tudo continua da maneira como no fundo sempre esteve.

Fiz vinteenoveloooongosanos sim. E o que mudou nesses últimos tempos? Nada. Sinto que a crise não passa, só aumenta. Não me sinto uma pessoa madura pronta para a vida. Ao contrário, vejo que tudo o que eu achava que tinha aprendido, na verdade, não passava de uma ilusão, pois continuo persistindo nos erros. Quem me conhece bem, sabe que eu espero muito das pessoas. Até ligações de aniversário eu espero. Mode “ON HOLD” on. E, mesmo sendo um dos piores dias do ano para ligar pra mim, eu sempre espero que o telefone toque. É difícil ficar longe quando eu quero mesmo é receber milhões de parabéns e ser paparicada no meu dia. Eu realmente acredito que é o MEU dia e que todos que eu conheço e estimo podem gastar ao menos um minuto comigo. Eu sempre espero.

A frustração e a tristeza chegam de mãos dadas. A crise continua. De repente as coisas corriqueiras perdem o sentido de ser. E tudo aquilo que eu dou valor vai por água abaixo.

Deve ser mesmo a tal da volta completa de Saturno que anda me atazanando as ideias.


4 comments:

Cilene said...

Sei o que vc anda passando. Tenho sentido coisas muito parecidas e acho que sofremos do mesmo mal: expectativa alta demais diante das coisas!
Mas fiquei triste em saber que vc está assim, e olha que eu faço 29 esse ano tb.
Pq descobri recentemente que nem eu, nem vc e nem ninguém tem controle diante da vida. Até a grama verdinha do vizinho pode, de um dia para o outro, ser levada pela enxurrada - péssima metáfora, mas é isso aí. Ou seja: não querendo gorar a vida de ninguém, mas a gde verdade é que tudo pode acontecer.
Por um lado é ruim pq dá um certo medo do que nos espera. Por outro - e acho que é o que vc está esperando - uma injeção de ânimo de que realmente as coisas podem mudar. Afinal, pq coisas boas parecem que só acontecem com os vizinhos? Ou são eles que sabem esconder bem os próprios problemas.
Já passei por fases como a sua e hj estou bem pq parei de olhar o que não tenho e passei a valorizar aquilo que me chegou às mãos e que é legal, como por exemplo dar mais atenção aos meus pais - se fosse casada, não poderia fazer isso! E sabe-se lá até qdo eles terão as sensacionais oportunidades de me ter por perto! hahahahaa
Fique bem, Fê! Vc é um exemplo de bom humor e de carisma! O melhor pra nós nem sempre é o que imaginamos... mas a vida sabe mais do que a gente!
Beijos saudosos

Anonymous said...

Menina, não fica assim. To quase nos 30 (mês que vem) e sei bem o que é tudo isso que você tá sentindo. Não te conheço, mas passo quase diariamente por aqui. Temos uns lances bem parecidos rolando, e pela simpatia que lhe tenho, te peço que re-considere uma data dessas pra que você mesma se dê o que mais ninguém pode dar... prazeres que só você sente, presentes que só você valorizaria - mesmo que seja uma comidinha 'daquelas' ou um banho de espuma. Faça por você alguma coisa que seja a recompensa pelo que você faz pelo mundo dos outros. Faça desse dia o SEU dia, e só. Claro que é melhor quando tudo vem de fora, reconhecimento, afago, confete. Mas simplesmente desperdiçar o dia nisso é desperdiçar o dia NISSO, entende? E você é MUITO para ser desperdiçada. As coisas se encaixam na hora certa, só Deus sabe o bordado que quer fazer com o desenho das nuvens que a gente só vê daqui de baixo. De verdade, espero que no teu prox aniversario vc esteja tão absorta de felicidade que blogar vai ser a última coisa que vc vai pensar em fazer...

Fernanda S. said...

Puxa vida, vocês são realmente demais... conseguiram me fazer parar e pensar em tantas outras coisas boas que a vida tem me oferecido, mas que eu talvez não tenha enxergado (ou não quis enxergar)!
Beijos enormes,

Juliana said...

Oi Fernanda,
cheguei aqui meio sem querer, mas gostei do sou blog e especialmente deste post, escrevi praticamente a mesma coisa em novembro, quando fiz 30. Mas pelo que pude ver, a idealização de uma vida financeira estável, um amor eterno e um corpinho sarado só funcionam mesmo com personagens de seriados americanos. Para nós simples mortal a realidade é outra, nem por isso menos feliz. Tenho várias amigas nessa faixa etaria e cada uma com sua crise, seja financeira, amorosa, existencial ou tudo junto...rsrs
Fique feliz, andei lendo não sei onde que a adolescencia foi esticada para a idade de 30 anos, então estamos apenas começando.

Bjos