Saturday, August 18, 2007

* And I made you trust in literature – Fê’s mind! *

Explico: ganhei uma tarefa muito especial do Caco do Espírito Santo a qual consiste em dizer os livros top 5 da minha leitura atual e os cinco futuros. Atual eu achei um pouco difícil, pois ando lendo apenas livros para a faculdade de Direito. Bem, como uma ex-estudante de Letras e uma pessoa que adora ler qualquer tipo de livro (e cabe aqui um parênteses: quando digo qualquer tipo, é qualquer tipo mesmo... adoro Literatura Infanto-Juvenil, por exemplo!), parar e pensar nos top 5 foi uma pequena grande dificuldade, mas acabei escolhendo aqueles que, por algum motivos, me marcaram ou marcaram um momento em específico na minha vida.... aí vão os nomeados!

Top 5 – Leituras inesquecíveis...
Dom Casmurro (Machado de Assis) - começo com este clássico que eu adorei e mesmo sendo leitura para o vestibular, não conseguia parar de ler. A possível traição de Capitu que é questionada até os dias de hoje. Um excelente romance.
Luxúria: a casa dos budas ditosos (João Ubaldo Ribeiro) – quando ganhei este livro a propósito do meu próprio pedido, acreditem, nem tinha idéia do que era sobre. Sempre fui meio perdida e nem sabia no que consistia o tal pecado da Luxúria, no entanto, comecei a lê-lo e descobri rapidinho (rs). Um livro instigante e quando você acha que tudo já poderia ter acontecido, sempre tem mais, afinal o céu é o limite.
Il visconte dimezzato (Ítalo Calvino) – “O visconde partido ao meio” – li este livro duas vezes nos meus anos de faculdade. Uma leitura rápida e interessante. esta história, na verdade, é o início da trilogia criada por Calvino chamada “I nostri antenati”. É uma história que traz os problemas e conflitos de um homem que foi literalmente partido ao meio por uma bala de canhão e onde sobrou um lado bom e um ruim. Calvino, na verdade, fala sobre os problemas enfrentados pelo homem contemporâneo e sua incompletude.
O crime do padre Amaro (Eça de Queiroz) – outro clássico na lista. Criticando a sociedade portuguesa e com grande ar sarcástico, Eça de Queiroz escandaliza ao declarar um padre apaixonado por uma pároca. Brilhante e apesar de tantas descrições – próprias do autor português -, o livro me prendeu do início ao fim.
Marian Keyes – este é o nome da autora irlandesa de grande sucesso. Títulos como Sushi, Melancia, Férias!, entre outros são sucesso em mais de 20 países. Acredito que tal sucesso se dê em função das personagens serem tão próximas da realidade em que as mulheres vivem aonde quer que estejam, seja em Londres, na Irlanda ou no Brasil. O interessante destes livros, ao meu ver, é que a partir de certo ponto eu sempre acabo me identificando com algumas das personagens, passando pelas mesmas dúvidas, angústias e vendo as pessoas ao meu redor. Já li todos traduzidos aqui no Brasil, mas ainda tem um inglês na fila que vai ter que esperar mais um pouquinho...
Laços de família (Clarice Lispector) – contos da grande Clarice, uma autora inconfundível, maravilhosa... um livro que contém treze contos que se passam no nosso cotidiano mais normal possível, mas com facetas que impressionam e nos levam a caminhos impensáveis. Excelente autora! Confesso não ter lido toda a sua obra ainda, mas, com certeza, aos poucos, lerei uma por uma com imenso carinho, afinal, não é à topa que este blog tem o nome que tem...
Eu sei que eram somente cinco e eu já mencionei seis, mas gostaria de mencionar, ainda, duas leituras infanto-juvenis que eu adorei e adoro ler: A odalisca e o elefante (Pauline Alphen) e o lendário Harry Potter com sua saga (pelo menos treino o Inglês de alguma forma... hehe)
Leituras atuais...
Bem... estas são mais técnicas, afinal, não dá tempo pra tudo na vida...
Fundamentos da metodologia científica (Lakatos e Marconi) – bem, vocês insistiram, então aqui já iniciamos com um livro gigante de Metodologia Científica. Bem explicativo, por sinal... hehe
O Segredo (Rhonda Byrne) – estava lendo até que num ritmo bom, mas como começaram as aulas, tive que deixa-lo um pouco de lado. Em suma: você atrai o que você quer para a sua vida. Ok, estou sendo reducionista, mas acho que vale a pena ler o livro e refletir sobre as possibilidades que ele traz, afinal, não custa nada ter um pouco de pensamento positivo na vida.
Leituras que estão na “fila dos livros”
Adoro comprar livros e não posso entrar numa livraria que já quero todos, então, eu os compro e deixo aqui na minha estante para lê-los no momento mais oportuno: 100 anos de solidão (Gabriel Garcia Márquez), Ensaio sobre a cegueira (José Saramago), Crime e Castigo (Fiódor Dostoievski), Memoirs of a Geisha (Arthur Golden), A metamorfose (Franz Kafka), I promessi sposi (Manzoni), os contos que eu ainda não li de Lygia Fagundes Telles, Ti prendo e ti porto via (Niccolò Ammanti), O caçador de pipas (Khaled Hosseini), A relíquia (Eça de Queiroz), entre tantos outros clássicos inúmeros... ai, ai, será que vai dar tempo de ler tudo numa vida só?!
Bem, como eu também quero brincar, passo a bola da vez para três pessoas que tenho felicidade em ler: Flavia Melissa, Nana Ferreira e Sir Josef K.
Beijos a todos!

7 comments:

Fê Savino said...

Foto por Miguel Lucena

Caco said...

Super lista!
Beijo & obrigado.
Stay brilliant.

Flavia Melissa said...

amiga!
sou péssima em fazer listas, mas to trabalhando nisso, ok?
beijos e queijos!

Sir Josef K. said...

Prontinho!

TKS

Lívia Possi said...

Ler é simplesmente algo inebriante!
Isso é fato, mesmo quando, no meu caso, acabo "empacando" em alguma leitura.
O último da vez foi Paixão Segundo G.H. da sua amada Clarice (aliás, já foi ver a exposição do Museu da Língua Portuguesa? Você não pode perder...), e tenho vários para um futuro próximo de serem lidos, inclusive Crime e Castigo, como vc também citou. =]

Saudades de estar mais próxima de vc, sabe, Fê...
É inacreditável, mas fazer o quê, se vc é tão querida, não?

Letícia! said...

Adorei essa listinha!
E quanto aos seus "livros futuros" eu já li O caçador e de pipas e recomendo, pois foi uma leitura que me prendeu absurdamente, inclusive, eu chorei com a história, mas isso não é novidade :p

beeijo Fedida :*

Fê Savino said...

Caco – eu que agradeço por ter se lembrado de mim! Adorei fazer a lista, apesar de toooodas as dificuldades! Hehe
Bjinhosss & stay shining!

Flávia & Melissa – nem me venha com churumelas... quero uma listinha sim! E fico na espera o tempo que for preciso... hahaha
Beijos e queijos com nachos etc e tal..

Sir. Josef K. – entrei e vi seu novo post, mas, na verdade, ainda não consegui um tempo de calma para me concentrar e ler tudinho... no entanto, logo logo consigo, prometo!!! Thanks!

Livits – pois é... mas é difícil mesmo ler certos livros. Às vezes empacamos por não ser, talvez, o momento certo de ler algo ou porque não estamos preparados ou preparados demais... deu pra entender alguma coisa?! Hehe
Mas, enfim... o legal é sempre estarmos buscando coisas novas que continuem a nos empurrar pra frente.
Ainda não vi a exposição, mas estou doidinha para ir.
Ué.. e por que não se achega lá na frente, então, só pra dar um oizinho?!?!?! Hehehehe
Bjocasssss e obrigada!

Letícia! – que bom que você gostou... eu queromuuuito ler o caçador, mas ainda nem comprei para não ter a tentação de abrí-lo e não conseguir parar mais... então, melhor esperar as próximas férias, quem sabe?
Chorou? Então já vou me preparando, pois sou chorona de carteirinha! Hahaha
Beijooooo, fedo!