Wednesday, February 21, 2007

* Ano Novo *


"Moro num país tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza!
Em Fevereiro (em Fevereiro)
Tem Carnaval..."
(País tropical - Jorge Ben Jor)

Carnaval passou... será que agora o ano começa de fato? Espero que sim, afinal estava demorando pra chegar, né? Pra mim, já começa "otimamente" bem! Nova faculdade, novo emprego, novos amores... tudo na paz! hehe A única coisa que realmente me deixou chateada neste Carnaval foi ver o quão mal-educadas as pessoas estão se tornando a cada dia... pois é. Imagine essa cena: você vai à praia em busca da brisa, do mar e do sol. Você acorda com aquela preguiça quando olha pela janela e vê aquele dia lindo e convidativo te esperando lá fora. Come alguma coisa, pega seus "apetrechos" que, no caso dos homens, não há algum, se lambuza inteiro de bloqueador solar (afinal, o aquecimento global tem dado o que falar ultimamente e a Camada de Ozônio, coitada, está pra lá de esburacada) e pega o seu caminho rumo à praia.

A chegada: quando você chega lá após cinco minutinhos de caminhada, começam as pequenas desilusões do dia... a brisa marítima nem chega ao seu guarda-sol, pois um está amontoado no outro. As cadeiras e as pessoas idem. Lugar para sentar no chão? Só se for dentro do mar. Até aí, nós podemos até ser compreensíveis, afinal, é carnaval e a maioria das pessoas querem curtir a praia. No entanto, não contentes com o tamanho número de pessoas por metro quadrado, essas mesmas pessoinhas em questão são porcas e mal-educadas ao extremo e te explico o porquê: além de o dia estar quente (37 graus em média), a praia apinhada de gente por todos os lados, sem lugar para andar direito, essas mesmas pessoas não têm a coragem de jogar o lixo no lixo. E não é por falta de latas de lixo não, pois os saquinhos distribuídos pelos ambulantes defensores da natureza são entregues aos montes, mas é por falta de vergonha na cara. Você mal pode ver a areia, pois está entulhada de cascas de amendoim, bitucas de cigarro, latinhas, garrafas pet, copos descartáveis... é, simplesmente, R-I-D-Í-C-U-L-O!!!!!!! Poxa, será que em pleno século 21 ainda não há discernimento da parte das pessoas? O que acho ainda pior nisso tudo é que são pessoas de classe média-alta que têm total acesso a informação e conscientização (ou deveriam ter?) do quão importante é se manter um ambiente limpo, longe de sujeiras e afins... principalmente um ambiente público como a praia que deveria ser um lugar bonito e preservado por nós mesmos. Isso porque nem estou mencionando aqui a falta total de bom-senso. Tenho certeza que a casa destas mesmas pessoas não deve ser assim e se é, é porque realmente a "porquisse" impera por ali. Consciência e respeito passaram muito longe dali.

Bom, apesar de todos os pesares, ficar mais perto do mar e da energia que ele nos traz foi muito bom. Deu pra relaxar, pôr os pensamentos em ordem - ou, pelo menos, tentar - e deu para aproveitar muito também, afinal, foi Carnaval...

1 comment:

Fernanda S. said...

Foto: Costa da Praia