Thursday, July 17, 2008

~ Pivacy x Security ~

A fim de relaxar um pouco nas aulas, um dos nossos exercícios desta semana consistia em encontrar notícias quaisquer e, a partir destas, deveríamos extrair um vocabulário interessante para passar e apresentar para o resto da sala. Tínhamos que apresentar a notícia, o vocabulário relacionado a esta e duas perguntas dentro do assunto que apresentamos.
Um dos alunos apresentou uma notícia que nos levou a discutir a tecnologia, a privacidade e a segurança dos londrinos. O professor começou a nos falar sobre a falta de privacidade aqui em Londres desde que houve o ataque terrorista em Junho de 2005 com a bomba na estação de metrô daqui.
Conforme o professor falava das câmeras, das escutas telefônicas (ele disse, inclusive, que não sabe se suas próprias ligações e de outros milhares de londrinos estão sendo ouvidas de vez em quando ou não) e de todas as outras medidas de segurança que eles têm tomado para prevenir os cidadãos de passar por semelhante situação, eu ficava pensando no filme do Show de Trumam.
Londres está cheia de câmeras por todos os lados. É muita neura parar para pensar que em todos os lugares você está sendo visto? Tudo o que você faz: desde andar na rua, até entrar no metrô e lá dentro, mais câmeras. É muito estranho... fiquei me sentindo por um tempo um pouco de Jim Carrey no Show de Trumam onde tudo era uma mentira. Tudo era vigiado, tudo planejado.. será que estamos fadados a isto no futuro?
Enfim, por outro lado, o professor disse que os londrinos não se importam muito com isso - ao contrário dos americanos que se importam e muito com a privacidade - eles não ligam muito, afinal, já foram três os quase-atentados que foram impedidos de acontecer por aqui. Isso porque justamente eles quebram a privacidade das pessoas em busca do bem público.
O último quase antentado foi descoberto esta semana. Eram três os homens que estavam planejando atirar bombas no Parlamento Britânico e disseram que seria algo que conseguiria atrair a atenção do mundo inteiro e que eles filmariam, seria televisionado e eles seriam os novos heróis por conseguir tal façanha...
Bom, tem louco pra tudo neste mundo...

No comments: