Thursday, July 10, 2008

~ Caliente Barcelona ~


O cheiro e as ruas de Barcelona me lembraram muito minha inesquecível Roma, exceto pelo fato de que em Barcelona há Gaudi por todos os cantos e em tudo quanto é estilo e construção.
A quente Barcelona para mim foi uma agradável surpresa, pois não imaginava uma cidade tão organizada e limpa e com tantas árvores pelo meio do caminho.
Esta cidade encantadora me lembrou Roma também pelos seus pequenos predinhos de 3 ou 4 andares, com seus toldos verdes para se protegerem do sol, e sempre tão antigos que nem têm elevadores, ou seja, haja suor para carregar as malas até o quarto andar. Aliás, se quiserem uma receita para suar em Barcelona, eu ensino: escolha um verão quente e um dia particularmente fervente. Leve duas malas - uma média e uma pequena - sendo que a pequena que era justamente aquela que você havia arrumado para as suas duas pequenas viagens prévias à Londres fica em Madrid por incompetência da linha aérea - e saia andando tanto de metrô quanto a pé para ir até o local onde você vai ficar (a casa do seu amigo). Depois, suba quatro lances gigantes de escada, tudo isso com o cabelo na cara e uma roupa completamente inadequada, sem contar o pequeno casaco que se encontra nas suas mãos e uma bolsa gigante além da sua mochila com coisinhas beeeem pesadas. Essa é a receita para o melhor suor de Barcelona que você pode ter!
Mas, enfim, interessante foi observar também que parte da cidade tem a prática da "cesta", ou seja, assim como italianos e portugueses, o comércio fecha mais ou menos duas horas do seu dia para descansar após o almoço. Aquela parte da cidade fica às moscas, no entanto, a parte que não fecha e que acusava estar em rebaijes (liquidação), é a parte da turismada, onde todo mundo vai à loucura com a baixa do dólar e baixa dos preços.
A cidade é bem planejada e tão quadradinha que só mesmo uma das suas avenidas principais e enormes sendo Diagonal - como seu próprio nome anuncia - para quebrar um pouco esta exatidão.
Além disso, algo que me chamou a atenção foi que a cidade está cheia de paquistaneses e árabes por todos os lados, sempre fazendo comércio, obviamente.
Outra parte bonita e interessante - principalmente para os homens - é a praia de Barcelona, onde as mulheres aproveitam mesmo para tomar sol, fazendo seu top less.
Conheci a igreja da Sagrada Família que é interminável e nem parecia ser tão enorme até eu vê-la de perto. É interessante, pois de cada canto parece uma igreja diferente e suas torres são altíssimas. Há também a casa Batlló, La Pedrera e o Parc Güell, todos produzidos ou idealizados por Gaudi.
Um ponto turístico que não se pode deixar de ir à noite é o "Oveja negra". Um barzinho que as pessoas vão fazer o "esquenta" da noite, afinal, a noite lá só começa às 2:00 da matina. Daí o pessoal costuma ir neste bar que tem um ambiente muito agradável com mesas grandes justamente para o pessoal sentar com qualquer um e, na minha opinião, como todo mundo sai meio torto dali, fazer amizades ao redor. Neste bar não tem música, ou seja, o propósito é justamente você entrar e conversar tanto com os seus amigos quanto os outros que estejam na sua mesa. Uma delícia até onde eu lembro... hehe
Outro ponto legal da cidade é a Las Ramblas, onde tem um mercado central, entre outras várias banquinhas. Lá eles comercializam até bichinhos e passarinhos o que eu não achei muito legal (imagine o que o Ibama acharia disso). É tudo aberto de dia em banquinhas parecidas com nossas bancas de jornais, mas um pouco maiores e à noite, os bichinhos ficam lá dentro todos trancados, coitados!
Enfim, uma das coisas mais bonitas que Barcelona tem são os seus mosaicos por todos os lados... seja na parede, seja nas esculturas, seja na ponta das torres, seja no teto... Barcelona é realmente um lugar delicioso e muito bonito para se conhecer e vale muito a pena também dar uma passadinha pelo estádio do Barcelona, afinal, futebol é sempre futebol, né?

1 comment:

Anonymous said...

Fe!! To adorando seu blog!
Pois é, Barcelona lembra muito Roma e Milao, mais Roma por causa do calor! A receita para suar nao é dificil, basta sair de casa e ficar andando por 5 minutos! Até aqui onde moro que deveria ser mais fresco acontece isso. Em Veneza, sabado agora, suei e escorreu creme e maquiagem nos meus olhos! Conclusao: inchaço no olho direito por 3 dias...
Os toldos verdes é bem comum por aqui também. Em Milao tem varios prédios assim! E a "pausa pranzo" aqui no norte começa às 12 e termina la pelas 15. No sul, começa ao meio-dia e termina la pelas 5 ou 6 da tarde! E' uma tradiçao essas "siestas" nos paises mediterraneos (e depois muitos falam dos brasileiros que sao preguiçosos...).
Vc falou da grande quantidade de arabes. Em Brescia, perto de onde moro, é lotada deles e também de romenos e albaneses. Uma vez num sabado de noite fomos passear por Brescia e assim que chegamos ao centro parecia que estavamos em Cabul!! So arabe com aqueles turbantes, falando em uma lingua que nao conheciamos. E por falar neles, os marroquinos sao mal vistos aqui, assim como os albaneses e os romenos. Eles sao, na maior parte, autores de violencia na Italia. Ai depois dizem que os italianos sao preconceituosos.
O top less...aqui na Europa é tao comum vermos nao? Na Sicilia nao vi e quando tem nao sao as italianas que fazem (elas sao mais conservadoras). O engraçado é que vi mais top less aqui que no Brasil! Mais um mito errado de nos...
O "salir de tapas" espanhol nao é tao diferente do italiano. Aqui de verao os barzinhos e discotecas sao lotados! Tem uma discoteca perto de casa que é de frente para o Lago d'Iseo e so abre no verao. Em Milao tem os Navigli, um lugar cheio de barzinhos de cada lado de um canal. Em Roma imagino como deve ser a noite la, cheio daqueles romanos lindos :D Ja no outono-inverno aqui fica tudo triste e deserto. Muitas discotecas fecham.
Pois é, quanto aos bichinhos, aqui eles vendem também cada passarinho lindo ameaçado de extinçao. Uma vez estavam vendendo uma coruja branca, linda, ela estava exposta numa feira de jardinagem. Todo mundo parava em frente a sua jaula, ficavam com o carao la, uns tentavam colocar a mao...coitadinha, ela estava tao assustada...
E por falar em futebol, Ronaldinho Gaucho agora é do Milan. Alias, no Milan so tem brasileiros, quase o time todo!
Beijao Fe! Espero nao ter escrito muito :D